Volta às aulas
Postado em: quinta, 19 de janeiro de 2023
O retorno às aulas presenciais, ainda que parcialmente, é uma ideia que já bate à porta da maioria das escolas e vem tirando o sono de educadores, pais e alunos. Como será esse reencontro? De que forma a comunidade escolar será recebida?
Independentemente de quando aconteça, esse retorno precisará ser muito bem planejado. É bem verdade que gostaríamos de estar falando sobre a pandemia no passado ou mesmo que ela nunca tivesse acontecido. Mas a realidade é outra e precisamos lidar com ela para elaborarmos a melhor forma de enfrentar o que se coloca diante de nós. Como mencionamos anteriormente na segunda etapa da Jornada do Selo Azul (o raio-x dos professores e o raio-x da juventude durante a pandemia), o isolamento social afetou a todos, especialmente no que diz respeito à saúde mental, e isso precisa ser visto com cuidado para uma volta às aulas saudável.
Tenha o seu Guia de Acolhimento LIV por perto, pois hoje vamos nos aprofundar no tema do Acolhimento, presente a partir da página 10. Entendemos que o primeiro momento desse retorno às aulas presenciais será em torno da preocupação em entender como cada pessoa está voltando depois de passar um período distante fisicamente da escola e também sobre aqueles que vão optar por não voltar. A escuta sobre como foi a vivência da quarentena para cada indivíduo, quais são as repercussões emocionais e físicas do que foi vivido, os medos, as alegrias, as perdas
Tudo isso precisará ganhar espaço para ser dito e ouvido. Afinal, independentemente de como foi para cada um, esse momento de isolamento deixa marcas que precisam ser vistas, acolhidas e, cuidadas.
Pensar em como será a recepção de cada um que compõe essa comunidade poderá ajudar em uma melhor adaptação às novas rotinas. Será importante escutar quais são as principais ansiedades e encontrar maneiras de acolhê-las. No vídeo a seguir, Márcia Frederico, psicóloga e consultora pedagógica do Laboratório Inteligência de Vida (LIV), aprofunda esse tema presente no Guia LIV.